Dia Nacional da Vacinação
No dia 17 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Vacinação, uma data criada pelo Ministério da Saúde com a finalidade de ressaltar a importância da vacina no controle de doenças e na prevenção de epidemias. Graças ao surgimento das vacinas, diversas doenças simplesmente desapareceram da nossa história e muitas outras estão com índices bastante reduzidos de contaminação.
→ O que são vacinas?
As vacinas são agentes imunizadores produzidos a partir de organismos causadores de doenças, tais como vírus e bactérias, que se encontram enfraquecidos ou mortos. Esses produtos são ingeridos ou injetados no corpo para que o nosso organismo produza anticorpos contra os agentes que compõem a vacina (imunização ativa).
Ao produzir anticorpos, nosso corpo também produz células de memória que guardam a informação sobre o organismos patogênico. Quando somos infectados novamente por esse agente, nosso corpo produz células de defesa rapidamente, impedindo-nos de ficar doentes.
Como a vacina atua como um agente preventivo, ela não cura doenças, devendo ser aplicada antes da contaminação. Após a contaminação, o agente imunizador que deve ser usado é o soro, que é formado por anticorpos previamente produzidos em um outro ser vivo.
→ Quando a primeira vacina foi criada?
A primeira vacina foi criada em 1796 por Edward Jenner, que conseguiu imunizar um garoto de oito anos contra a varíola. Para isso, Jenner extraiu pus de uma lesão na mão de uma ordenhadora que havia contraído a forma bovina da varíola e inoculou essa secreção em um garoto, que desenvolveu a forma branda da doença. Após quase dois meses, Jenner inoculou no mesmo garoto a secreção retirada de uma lesão provocada pela varíola humana. O menino não desenvolveu a doença, pois estava imune. Surgia aí a primeira vacina.